Temperamento

 

O Bosque da Noruega é um gato muito inteligente e sensível, é dócil, tolerante, calmo e de humor estável. No dia a dia aproxima-se muito mais do temperamento dos cães do que dos seus parentes felinos. Aprecia a companhia dos outros animais tornando-se por vezes companheiro inseparável do cão da família. Gosta de pessoas, adultos ou crianças, adora festas, ser mimado e acariciado.

É um bom trepador e adora mostrar a sua supremacia. É um gato muito elegante, de patas altas, estrutura óssea pesada e pelo semi-longo. Adora estar em sítios altos, por isso um trepador ou um móvel alto são indispensáveis para observar o mundo que o rodeia. São também trepadores e caçadores, por isso adoram brincar, mesmo em fase adulta.

Dotado de uma inteligência e de uma curiosidade fora do comum, segue furtivamente os donos, investigando todas as suas actividades com o maior interesse. Ele está sempre onde os donos estão e adora receber as visitas á porta

Aventureiro e brincalhão o Gato Bosques da Noruega é um animal activo, que gosta de passear no exterior. Há mesmo quem afirme que o gato é capaz de pescar.

Devido ao seu instinto aventureiro é importante proteger  as suas janelas e varandas com vedações próprias para o efeito para que ele possa viver feliz e seguro.

O pêlo tem um ciclo sazonal. Durante os meses frios o subpelo lanoso é coberto por uma segunda camada de pêlos longos ásperos e impermeáveis que o protegem do clima rigoroso das florestas escandinavas. Durante os meses de mais calor esta segunda camada cai proporcionando a este felino um manto adequado ao clima. O pêlo quando cresce nos meses de frio forma uma imponente juba que é uma das particularidades da raça. Ao contrário do espectável o pêlo semi-longo do Bosque da Noruega é muito fácil de tratar, sendo aconselhável escová-lo uma vez por semana para remover os pelos mortos, estimular a sua renovação, evitar a formação de nós, etc.

Estes felinos tem um amadurecimento lento e alguns podem só atingir a idade adulta aos 4 anos.

O Bosque da Noruega, é o felino doméstico mais próximo da aparência de um lince, o que deixa logo uma marca incontornável em qualquer apreciador

A quem pretenda ter um gato de companhia, com muito para oferecer ao seu dono, o Gato dos Bosques da Noruega é certamente o ideal.

Excelente para todo o tipo de família

Trepadores são indispensáveis

Jardins, janelas ou  varandas têm de estar protegidas

Pêlo de ciclo sazonal

Escovagem 1X por semana