História
Bosque da Noruega, Bosques, Skaukatt, Wegie, Norsk Skogkatt, Chat des Forêts Norvégiennes … tantos nomes para este lendário felino. A sua história poderia começar tal e qual a um conto de fadas, com “Era uma vez…”.
Na mitologia Nórdica, estes gatos têm poderes extraordinários. Por exemplo Freya, deusa do amor, beleza, fertilidade e do lar, viajava sobre o céu numa carroça dourada flamejante puxada por dois gatos gigantes mágicos. O seu filho Thor, deus da guerra e das tempestades foi incubido de levar um gato dos bosques na sua jornada a Jotunheim. Gato tão grande e pesado que nem mesmo o próprio Thor o conseguia levantar.
Contam as lendas que felinos encantados vagueiam pelas florestas escandinavas desde há séculos, desaparecendo e reaparecendo conforme a sua vontade. Alguns acreditam que os Bosques da Noruega eram fadas que pertenciam à floresta. Até que eventualmente, estes gatos acabaram por sair dos bosques para viver lado a lado com os agricultores, sendo altamente recompensados pelas suas habilidades de caça. Os Vikings começaram então a navegar com estes gatos da floresta de modo a controlarem as infestações de roedores dentro dos seus drakkar, e acredita-se que tenha sido este o motivo da numerosa presença de gatos de pelo semi-longo por toda a Normandia.
A origem destes felinos é um mistério coberto pela escuridão do tempo… Mas possivelmente a explicação biológica para o desenvolvimento do Bosque da Noruega é que os seus ancestrais (provavelmente europeus de pêlo curto que se espalharam pela Noruega assim como por todas as outras partes da Europa na idade pré-histórica) passaram por uma selecção natural das condições climáticas rigorosas das florestas escandinavas, e apenas os exemplares com mais pêlo, e com outras adaptações, sobreviveram.
O que é certo é que aos poucos estes gatos do bosque passaram a fazer parte do dia-a-dia destes agricultores, entrando nos seus contos de fada e histórias de folcore….

A raça tem se tornado muito popular nos últimos anos. Os Bosques da Noruega são frequentemente a raça mais representada em exposições Norueguesas e Suecas, e existe um grande crescimento desta raça no resto do continente. Na maior parte dos países da Europa os Bosques têm o seu próprio clube e hoje em dia existe Bosques da Noruega na maior parte do mundo. Nada mal para um gato que se desenvolveu nas profundezas da floresta!…
Referências: Skovkat, Skogkattslinguen, TNFCS, Eva Ewald (2010) – Die norwegische Waldkatze eine Sagengestalt der feliden